0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Um grande aliado para quem busca saber sobre alguma causa em trâmite na justiça é a consulta processual virtual. Com ela, a situação de um processo dentro do fórum pode ser acessada de qualquer lugar do mundo através do site do tribunal de justiça responsável pela comarca onde este foi instalado. Um grande exemplo dessa prática pode ser vista no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Através do site do órgão, responsável pela comarcas dentro do estado, pode-se ter acesso ao status do andamento de uma ação e fazer consulta processual BA com apenas alguns dados simples: bastam o nome da parte, ou pelas numerações criadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Como fazer uma Consulta Processual BA

Apenas um destes três dados é suficiente para que se encontre a situação completa do processo:

  • a vara onde foi instaurada a ação;
  • o órgão designado para a causa;
  • os advogados e,
  • o principal, as atualizações sobre o processo, com data e descrição da última ação produzida.

A digitalização do andamento dos processos é essencial para a agilidade do sistema judiciário. Com ele, os advogados podem tomar decisões mais céleres pela consulta processual BA, assim como saber de decisões mais recentes sem precisar recorrer com tanta frequência aos lotados corredores de fóruns. Se para os defensores essa já era uma árdua tarefa, para os cidadãos que dependem desse serviço o esforço era ainda maior.

TJBA - Consulta Processual BAPor isso os benefícios que serviços como o acompanhamento processual são muitos e, ao mesmo, abrangentes. O poder judiciário, assim como o poder público em geral, deve fazer o máximo de esforço para que a informação sobre seu funcionamento esteja livre a todos os cidadãos. E o acompanhamento processual é uma dessas propostas, ao tornar a vida do cidadão interessado em saber como tramita alguma moção em especial.

Se você tem alguma causa em especial em análise e quer saber mais, sem precisar ir ao fórum, acesse o site do Tribunal de Justiça (www5.tjba.jus.br) do estado onde está instalada a comarca onde a ação foi instalada, e clique na aba “acompanhamento processual” para fazer sua consulta processual BA.