0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

No sul do país, a consulta de processos ganhou um importante aliado para quem busca praticidade e mais agilidade no atendimento: agora é possível conferir, pela internet, os processos que correm em quase todas as comarcas do estado. O sistema é rápido e eficaz, trazendo benefícios a uma grande parte da população interessada.

A nova forma de consulta processual RS privilegia não apenas quem está diretamente envolvido na ação – no caso, autor e réu. A disponibilização dos arquivos dos fóruns privilegia também advogados, promotores e o próprio juiz. Isso sem citar os benefícios ao meio ambiente, que se vê livre das muitas cópias de processos que são retiradas a simples título de consulta.

TJRS - Consulta ProcessualOutro benefício que essa consulta dá é a capacidade de tomadas de decisão mais rápidas e assertivas. A necessidade de deslocamento para o fórum feita pelos defensores e as partes se torna menos comum, já que, de casa ou do escritório de advocacia as decisões podem ser tomadas na presença (mesmo que virtual) do processo.

Como fazer uma Consulta Processual RS

O site do Tribunal de Justiça gaúcho (www.tjrs.jus.br) é bastante simples e fácil de ser acessado. No canto esquerdo, na aba “processos”, existe a opção “acompanhamento processual”. Para localizar o processo e seu status na base de dados,  pode se acessar usando o número da causa, pela inscrição desta na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo nome das partes ou então pela execução criminal.

Assim como cada estado é responsável por cuidar do seu arquivo de processos, o TJ do Rio Grande do Sul cuida de todos os arquivos julgados no estado. Algumas comarcas podem ficar sem o acompanhamento digital dos seus arquivos inviabilizando assim sua consulta processual RS, mas o site explica que estas falhas são temporárias.

Com isso, a disponibilização digital dos processos vem como um benefício à população e às partes interessadas. Tornar a informação mais democrática e aberta  é um direito do cidadão e um dever do estado.